Read English Version
Leer versión en español

Por shocu
Telegram: @shocu7
Publicado originalmente em MAPness:
https://mapness.home.blog/2020/11/14/o-porque-da-comunidade-map/

A imagem a seguir exemplifica perfeitamente a razão pela qual há uma comunidade MAP. Sintetiza o pesadelo que os MAP jovens têm que sofrer ao descobrirem a sua atração. Presenta a agressão e a hostilização que temos que encarar em virtude da nossa mera existência:

Eis uma tradução do conteúdo da imagem:

[Tweet de cindy]

cindy: “É por isso que a comunidade MAP no Twitter é importante. Eis um MAP de 16 anos que foi vítima de abuso sexual infantil. Nunca fez mal a ninguém, só nasceu com uma atração que não pode mudar. Não devia ver a sua própria mãe lhe desejar a morte. É por isso que o ódio deve acabar. Isso não está certo.”

[Capturas de tela das mensagens diretas da cindy]

[Imagem 1]

Rapaz: “hein… ajuda”

cindy: “ajuda?”

Rapaz: “estou aterrorizado… o meu coração tá batendo… tenho tanto medo… / entro no twitter para ver os meus artistas favoritos… e… todos eles estão falando coisas horríveis sobre… nós… / me senti como… um alvo… como se me estivessem pregando numa cruz como jesus…”

cindy: “oh, querido sinto muito ouvir isso :<”

Rapaz: “procurei em todo lugar para encontrar ALGUÉM como eu”

[Imagem 2]

cindy: “do que tem medo?”

Rapaz: “da minha família inteira… / de todo mundo ao meu redor… / um dia estava com minha mãe e ela estava no facebook… ela viu uma foto dum cachorro que estava recebendo uma injeção letal… a imagem dizia / ‘nós abatemos cachorros sem salvação… devíamos fazer igual para pedófilos’ / ela o compartilhou na sua página e o mandou para todo mundo… inclusive para mim / ela não o sabe… / se o soubesse… eu estaria num manicômio”

[Imagem 3]

Rapaz: “se o soubesse… eu estaria num manicômio”

cindy: “Sei o difícil que pode ser isso / é horrível que as pessoas possam falar de como nos matar tão livremente / os humanos podem ser capazes de comportamentos verdadeiramente horripilantes / mas deve-se lembrar de onde vem tudo isso / do medo / tua mãe não está pensando em você quando diz ‘pedófilos’ / ela está pensando num homem gordo e careca de meia-idade fazendo coisas indescritíveis para VOCÊ / o seu ódio na verdade vem do seu amor por VOCÊ / sei que é difícil vê-lo desse jeito, mas é a verdade.”

[Respostas ao tweet de cindy]

Jake: “Pobre mãe, ninguém merece ter um filho pedófilo”

Tard Destroyers Inc©: “puxa deviam colocá-lo num hospital psiquiátrico, isso não está certo, procure ajuda DE IMEDIATO crianças não podem consentir seu pedófilo, os dois de vocês deviam receber uma espingardada no cérebro”

Scabby_Cat: “Melhor deixar pedófilos/map morrer do que deixá-los abusarem de crianças e traumatizarem-nas para sempre. Lamento, mas não lamento”

🔪🩸🌹: “golpeia sua cabeça com uma porra de tijolo e faça-o sofrer”

WiseAurelius: “a única maneira de acabar com essa atração ‘que não pode mudar’ é espancá-lo até tirá-la. Vítima de abuso sexual ou não, isso não é desculpa para se comportar de forma imoral. Pare de defender algo tão repugnante como isso seu doente de merda.”

bratmobile: “a mãe dele tem uma certa razão”

MarioX128: “vai se matar ou eu irei te matar / Fico tão feliz que molestaram ele, não é uma pessoa”

Linnie: “NOJENTOS. VOCÊ. E. AQUELES. COMO. VOCÊ. SÃO. NOJENTOS. ENTENDEU? PERTURBADORES, NOJENTOS.”

Dreadeye19616: “Isso é hilário pra porra espero que sua mãe o estrangule enquanto dorme lmao olha que bicha”

[Fim da tradução da imagem]

Este rapaz de 16 anos tem medo e está confuso. Ele deu-se conta de que pode estar atraído por menores e está assustado pelas implicações. Além disso, essa imagem demostra a desesperança que um MAP pode sentir ao descobrir sua atração, pois todo lugar para onde olha, só encontra ódio.

Começa com as pessoas que admira. Os seus artistas favoritos estão dizendo coisas horríveis sobre pessoas como ele, e isso o faz sentir odiado e atacado por pessoas que respeita. Sua mãe compartilha e gosta duma mensagem em Facebook sobre fazer dormir pessoas atraídas por menores e a manda para ele. Ela não se dá conta de que mandou essa mensagem para uma dessas pessoas atraídas por menores: o seu filho. Não se dá conta de que está desejando a morte a seu próprio filho na frente dele.

As pessoas frequentemente presumem que ninguém próximo deles poderia ser um MAP. Veem tais pessoas como algo “embaixo deles”, como pessoas com quem nunca se relacionariam em primeiro lugar. Mas a realidade é que qualquer um poder ser um MAP. Não depende do estilo de vida ou de como se é criado. Quando se fala de matar ou torturar os MAP, as pessoas fariam bem em lembrar que isso também poderia incluir amigos próximos, parentes ou até os próprios filhos, e o uso dessa linguagem só contribui à ansiedade e à desesperança deles. Não ajuda um MAP em nada com sua situação saber que até sua própria mãe o quer morto simplesmente por ter nascido. Isso só acrescentará sua confusão e seu medo, e o desencorajará de falar disso com ninguém, o que permitirá que essa confusão e esse medo se acumulem com o tempo. Não poder recorrer a aqueles mais próximos para apoio leva um MAP a se sentir sozinho e sem esperança, e é uma das razões principais pela qual pessoas com essa atração muitas vezes desenvolvem uma depressão (uma depressão que, lamentavelmente, leva muitos ao suicídio), e acabam com demasiado medo para falar do tema.

Eles não podem recorrer às suas próprias famílias para apoio, e tudo isso pode fazê-los sentir que se tornar monstro é inevitável. Esse rapaz está tentando desesperadamente procurar alguém como ele porque não tem nenhum outro lugar onde ir.

Agora imaginem esse rapaz buscando na Internet para ver se há alguém em alguma parte que o possa ajudar, e fica exposto a isto. Vê Jake falando que sua mãe não o merece. Depois vê Tard Destroyers Inc© dizendo que ele deveria ser colocado num hospital psiquiátrico, e o acusa de crer que as crianças podem consentir embora o rapaz nunca ter dito tal coisa (estar atraído por menores não significa necessariamente que se pense que não há problema nenhum com fazer sexo com crianças, e também ignora o fato de que o rapaz em questão é mesmo um menor). Também declara que esse rapaz confuso de 16 anos deveria receber um tiro na cabeça. Agora o rapaz vê Scabby_Cat presumindo que ele acabará abusando duma criança sem importar o que faça, sem importar suas ações. Por outro lado, o usuários com o nome “🔪🩸🌹” deseja matar esse jovem com um tijolo e fazê-lo sofrer.

WiseAurelius diz que os seus pais deveriam espancá-lo para “curar” sua atração sexual, algo que evidentemente só serviria para traumatizá-lo. Também o acusa de “agir de forma imoral”, apesar de que esse rapaz não fez nada além de existir. As pessoas não podem escolher sua atração, e sugerir que alguém age duma maneira imoral simplesmente por ser um MAP pressupõe que as pessoas podem ser imorais por fatores fora de seu controle e que não podem fazer nada a respeito. As aspas que usa WiseAurelius na frase “que não pode mudar” sugere que esta pessoa acredita que uma atração sexual “não desejada” pode-se simplesmente alterar, o que insinua que pessoas com atrações não normativas deveriam recorrer a algo como a terapia de reorientação sexual para “consertá-lo”, algo que tem mostrado ser uma e outra vez uma prática infrutífera que apenas deixa “pacientes” com danos psicológicos. Por cima, também chama a existência desse rapaz de “repugnante”.

bratmobile apenas concorda com a mãe, o que dá a entender que esta pessoa gostaria de sujeitar esse rapaz de 16 anos à eutanásia só por existir. Perpetua tudo o discutido acima.

MarioX128 encoraja o garoto a se suicidar e o ameaça com assassiná-lo. Além do mais, esta pessoa também diz o que é possivelmente o mais hipócrita em toda essa conversa: que esta vítima de abuso mereceu ser molestado. Esse comentário é notável porque mostra como muita da hostilidade contra nós não é impelida por uma preocupação genuína por proteger crianças do abuso, mas um simples ódio contra nós, sem importar o que façamos ou do que sejamos. Se não fosse o caso, então o que esta pessoa está a alegar é que crianças deveriam ser protegidas do abuso sexual a não ser que “o mereçam”, e esses o merecem basicamente por terem nascido.

Linnie simplesmente chama os MAP de nojentos por algo que não podem controlar, por algo inato e imutável. Dreadeye19616, por sua vez, acha engraçado a miséria e o abuso desse menor, e deleita-se ao pensar na mãe desse rapaz a estrangular o seu próprio filho.

Imaginem o que ler tudo isso faz a um garoto de 16 anos, sobretudo quando já fica tão confuso do que poderia significar a sua atração.

Essa imagem ilustra a razão pela qual escrevo estes ensaios, a razão pela qual existe uma comunidade MAP. O que está vivendo esse rapaz é muito comum entre os MAP. Lembro-me da confusão e da ansiedade que sofri na minha adolescência. O fato de que para onde quer que olhasse só podia encontrar esses tipos de comentários odiosos fez-me sentir desamparado, como se estivesse condenado ao ostracismo sem importar o que fizesse. Esse rapaz está passando por algo semelhante. Está descobrindo a sua própria sexualidade e está extremamente confuso. Ele teme sua própria mãe e procura desesperadamente na Internet por alguém que o possa ajudar, mas o que encontra é tudo menos isso: só pessoas que estão supostamente tentando proteger menores ao desejarem a morte e miséria a um menor.

O que tem me impelido a escrever estes ensaios é um desejo para que os MAP jovens não tenham que passar por esse pesadelo pelo pecado de existir. Sofri-o na minha adolescência, e não quero que mais ninguém tenha que viver por isso. Quero que os MAP possam entender a sua própria atração e não se sentir como se estivessem condenados. Quero que adolescentes como esse possam falar com os seus familiares e amigos próximos sem se sentir como se suas vidas fossem acabar. Quero que pessoas que apenas estão descobrindo que têm essa atração tenham recursos disponíveis que possam os ajudar a entenderem o que é e o que não é isto, pessoas com quem podem falar, quem podem ajudá-los a entender que ter essa atração não quer dizer que estejam condenados a serem abusadores.

Eis a razão pela qual a comunidade MAP persiste tanto no seu ativismo. Nós queremos lutar contra a desinformação, queremos mostrar para os MAP que não estão condenados a serem criminosos, que sua atração não os define moralmente. E mais concretamente, queremos que MAP jovens como esse não se sintam tão sozinhos.